Usar a realidade aumentada em eventos é uma estratégia que muitas marcas e empresas estão usando para se destacar. Novas tecnologias transformam a experiência do público e agregam valor ao produto, por conta da inovação e tecnologia oferecida.
Além disso, o conteúdo disponibilizado às pessoas é facilitado e a mensagem final se torna muito mais acessível. Já que na maioria das vezes o conteúdo pode ser visto ou sentido na prática pelo público.
Vamos te mostrar a seguir como usar a realidade aumentada em eventos para impressionar e surpreender todo mundo. Confira abaixo!
A realidade aumentada é uma tecnologia que vem sendo falada já há algum tempo e que com certeza você já deve ter ouvido o termo. Ainda assim, esse recurso ainda desperta uma série de dúvidas.
Na prática, a realidade aumentada é a integração de componentes virtuais com componentes do mundo real (físico) através de uma câmera.
Hoje em dia, a realidade aumentada está cada vez mais presente, através dos filtros nas redes sociais e jogos como o popular Pokémon Go. Outro exemplo, são os códigos de QR CODE que encontramos em diversos produtos e meios. Também temos os aplicativos que leem e traduzem textos em qualquer lugar, como o Google Lens. Logo, mesmo sem perceber o que é realidade aumentada, muitas pessoas usam esse recurso de alguma forma nos seus dispositivos móveis.
A indústria de jogos foi a primeira a explorar essa tecnologia. Com o passar do tempo, a realidade aumentada ganhou novas aplicações e está sendo usada em outras áreas, como educação, entretenimento, construção civil e muitas outras.
A realidade aumentada em eventos é uma tendência do mercado que vem ganhando cada vez mais força. Então, usar esse tipo de recurso tecnológico impressiona o público ao mesmo tempo que valoriza a marca. O que faz toda a diferença é desenvolver um conteúdo personalizado para ser utilizado com a realidade aumentada durante o evento. Podem ser elementos gráficos virtuais que vão facilitar a compreensão de um conteúdo durante uma palestra, como palavras chave, objetos em 3D, infográficos e outros.
Para o lançamento de um novo produto, surpreenda e impressione o seu público com um grande momento de revelação. Neste projeto tivemos um grande tecido virtual que foi posicionado sobre dois caminhões DAF, e em determinado momento da fala do apresentador esse tecido era removido, revelando o grande lançamento. Imagine a logística para produzir algo nessas proporções de forma física.
O uso de RA vai deixar seu o evento mais complexo e rico e isso vai transformar completamente a experiência sensorial dos participantes. Imagine o quanto eles irão comentar sobre o evento depois com colegas, amigos e familiares.
No próximo exemplo criamos um ambiente realista em 3D simulando um autódromo de dragster. Criamos este conteúdo com os softwares de criação mais avançados no mercado, como Unreal Engine, Cinema 4D e Maya.
No estúdio tínhamos 7 câmeras físicas sincronizadas com as digitais, capturando a transmissão ao vivo. Executamos ao vivo do este conteúdo e transmitimos remotamente para os participantes.
Complementamos o projeto com 3 animações de realidade aumentada para compor o cenário que era capturado por câmeras no estúdio. Como produto final, a audiência que acompanhava remotamente via a interação desses elementos gráficos com o cenário físico e com os apresentadores.
Dessa forma, você pode utilizar a realidade aumentada para potencializar as vendas, agregar valor, oferecer acesso a informações a distância e em tempo real e levar sua marca a níveis acima da concorrência.
A realidade aumentada é um universo de possibilidades para ser explorado. Portanto, uma das suas características é a sua versatilidade, pois a tecnologia pode ser aplicada em qualquer tipo de evento e para diferentes finalidades.
Para promover interação e engajamento, criamos com realidade aumentada em larga escala em painel de LED de 50m². As animações eram mágicas, com presentes de Natal flutuando de balão e bolinhas que invadiam o telão. O encantamento era imediato, adultos e crianças queriam interagir com os elementos virtuais de Natal.
Já para capacitação, é possível fazer simulações de treinamento virtual com colaboradores. E quando se trata de compras, pode-se oferecer ao cliente uma visualização de como determinado produto vai ficar em um ambiente.
Ou seja, esse recurso é fácilmente adaptável a qualquer que seja a finalidade para qual essa tecnologia será usada, o mercado especializado em realidade aumentada está ainda na sua fase inicial mas possui uma previsão de se manter relevante por pelo mais uma década.
Durante uma palestra ou conferência poder apresentar dados e informações complementares em formato 3D é uma forma muito mais interativa e interessante de chamar a atenção da audiência. Isso vai favorecer a compreensão e assimilação do conteúdo que está sendo apresentado.
Na M&T Expo de 2018 criamos para a John Deere um backdrop interativo com realidade aumentada que consiste em um painel de LED gigante exibindo o sensacional trator de esteira 850-JJ.
Nessa experiência imersiva o público podia conferir algumas das características da máquina e a tecnologia empregada no seu funcionamento, como a função de contra rotação em qualquer sentido e em qualquer velocidade.
Temos que considerar também que quando se trata de produtos, esse recurso aproxima muito os componentes virtuais do mundo real e isso aumenta o interesse de compra. No mercado de varejo, os clientes podem visualizar os produtos e experimentá-los em um ambiente simulado e isso otimiza todo o processo de compra.
Alguns setores, como o do entretenimento, educação e eventos são os responsáveis diretos pelo crescimento do uso da realidade aumentada em todo o mundo. Esse tipo de recurso inovador geralmente atrai marcas que buscam uma conexão maior com o seu público e que querem se destacar da concorrência com uma proposta mais especializada.
Logo, há uma busca para entregar soluções que aprimorem a experiência do usuário no geral. O bom uso da realidade aumentada pode resultar em clientes satisfeitos que se tornam fãs da marca.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Facebook IQ, a previsão é de que os investimentos globais com realidade aumentada e realidade virtual vão crescer aproximadamente seis vezes até 2025. Logo, o interesse por esses recursos e suas aplicações ainda vai crescer muito nos próximos anos.
Então, devemos ter em mente que a expansão da tecnologia aumentada mantém o seu usuário focado e atento ao mundo real enquanto amplia suas possibilidades de realidade de uma maneira nova e criativa.
Agora que você já conhece as vantagens de utilizar a realidade aumentada em eventos e tem algumas ideias de suas aplicações, o importante é determinar se esses recursos tecnológicos podem melhorar a experiência do seu público. Ou seja, para se obter sucesso com a RA é fundamental encontrar o ponto certo, entre impressionar a audiência e ao mesmo tempo, agregar mais valor ao produto oferecido. Logo, a realidade aumentada pode proporcionar uma experiência mais imersiva, envolvente e realista para as pessoas.