fbpx
O futuro dos eventos é híbrido

BLOG Notícias

O futuro dos eventos é híbrido

04/08/2021

Conforme o índice de pessoas vacinadas vai aumentando, a retomada dos eventos presenciais parece estar cada vez mais próxima. Mas e como vai ser esse cenário? Como será o futuro dos eventos?

No Brasil, o ritmo da vacinação varia de acordo com a localidade e por isso alguns eventos já estão acontecendo em uma escala muito mais reduzida. 

Então a maioria dos produtores aposta que o futuro dos eventos será híbrido e que daqui para frente o público virtual vai estar presente em quase toda produção. 

Leia também: Recursos Essenciais para o seu Evento Online

operador de camera

Por que os eventos híbridos vieram para ficar

Fomos transformados para sempre. Tudo mudou. 

Toda experiência pela qual passamos desde o último ano mexeu com todo mundo de uma maneira profunda, e isso afeta diretamente a forma como iremos consumir os eventos futuros. 

Algumas tendências foram aceleradas e nos tornamos mais fluentes no mundo digital. Experimentamos novas formas de nos conectar e as mudanças de comportamento tem um reflexo direto na maneira como nos relacionamos com o mundo. Do mesmo modo agora faz parte da rotina de muita gente assistir aulas, participar de reuniões do trabalho por serviços de vídeo e comparecer a eventos e webinars, de forma online, sem sair de casa. Ou seja, estamos acostumados com os benefícios e com as limitações desse tipo de formato.

Portanto, pensar que esse movimento não vai continuar após a pandemia é ingenuidade. 

evento-ao-vivo

As pessoas simplesmente não irão mais. 

Sabe aquelas reuniões de duas horas que poderiam ser um e-mail? Todos nós já passamos por isso e simplesmente não queremos mais participar de reuniões presenciais desnecessárias. Percebemos que podemos nos encontrar remotamente para discutir ideias, planejar estratégias e solucionar qualquer assunto. Não precisamos mais nos deslocar, gastar tempo e recursos que vão ser cada vez mais escassos. Sendo assim, o virtual vai ser sempre preferido. 

As viagens corporativas vão ficar cada vez mais raras. 

Casamentos, festas de aniversário, shows musicais e festivais provavelmente vão voltar a acontecer antes das viagens corporativas. Eventos como congressos, feiras e simpósios são peças fundamentais para o mercado de eventos, pois é através deles que a economia local se movimenta. Por enquanto o cenário ainda é muito volátil e é provável que leve algum tempo para que as autoridades liberem eventos com uma maior concentração de pessoas. Então, por enquanto o digital vai continuar sendo a única maneira de se conectar com um público maior.

O público vai demorar para voltar. 

A princípio mesmo com algumas economias locais em movimento, a tendência é que ainda por um bom tempo os maiores de 65 anos e aqueles que possuem comorbidades, se preservem. É bem provável que essas pessoas prefiram os eventos híbridos aos presenciais para diminuir o risco de contágio. As doenças cardiovasculares e diabetes são muito comuns em grande parte da população e não podemos contar com a presença desse grupo. 

Esta é apenas uma das razões pelas quais apostamos que no próximo ano o online dará espaço para o formato híbrido, onde parte da audiência irá se conectar de forma remota e uma parte menor de forma presencial. Por mais que as pessoas ainda possam escolher se expor a riscos maiores em festas e reuniões entre amigos e familiares, o ambiente de negócios acaba ficando de fora. Ou seja estamos pensando em como ficarão as coisas a longo prazo.

gravação de um evento online em estúdio
gravação em estúdio de evento online

O que esperamos dos eventos híbridos

Os eventos híbridos hoje são completamente diferentes do que eram no começo da pandemia. Até então, contemplar o mundo online em um evento era uma tarefa rara e quando acontecia não era um elemento de destaque. 

Agora, o formato híbrido é o protagonista dos eventos e vai continuar sendo pelo próximo ano pelo menos. Embora ainda haja muitas perguntas e dúvidas fiquem no ar sobre como será o futuro dos eventos pós pandemia, nós já podemos falar sobre algumas possibilidades. 

tecnicos-programa-tv

Mais programa de TV, menos conferência. 

Os protocolos sanitários recomendados para a realização de eventos em segurança não permitirá que a capacidade total dos locais seja ocupada. Portanto, podemos esperar que os eventos ganhem o formato de programa de TV com atrações e palestrantes, um número limitado de participantes no local e uma estrutura completa de tecnologia para fazer a transmissão ao vivo. 

O local não importa. 

Para planejar um evento a capacidade do local era um item fundamental, pois para ser ter um grande número de participantes era necessário uma grande área. Espaços amplos ainda serão um requisito para que se possa manter o distanciamento, mas a tecnologia é muito mais importante agora. Por exemplo, uma internet de alta velocidade com um servidor estável é primordial para o modelo híbrido e é tão importante quanto a capacidade de participantes que um local comporta. 

Investimento em novos parceiros.

Antes de tudo, transformar a sua ideia em um evento de sucesso e promover uma experiência única para o seu público, você vai precisar investir em um grupo novo de parceiros. Você vai precisar contar com um time de audiovisual de alta performance, que consiga produzir eventos ao vivo e online com qualidade. Por isso, no seu orçamento de produção de eventos considere um investimento maior em tecnologia e inovação. 

pessoa trabalhando na house mix de eventos

O melhor dos dois mundos. 

Nos últimos tempos presenciamos um crescimento enorme das plataformas de eventos 100% virtuais, mas você não pode contar só com a experiência de produção digital. Os eventos híbridos vão exigir uma interação entre o público online e o público que estiver presente no evento ao vivo. Então toda a experiência precisará ser criada pensando em unir o melhor dos dois mundos (digital e físico). Para que isso seja possível, busque produtoras de conteúdo que possuam experiência nas duas modalidades, pois elas saberão promover a conexão entre as pessoas com maestria. 

Planejamento do conteúdo do evento com atenção. 

Em primeiro lugar, a agenda de um evento híbrido precisa ser bem planejada e o seu conteúdo precisa atender o público presencial e os participantes que estarão online. É preciso considerar que no geral as pessoas não conseguem ficar atentas e focadas por um período muito longo de tempo. Desta forma, o conteúdo precisa ser estimulante para todos. 

Redefinição das ferramentas de engajamento.

As ferramentas que geralmente são usadas para estimular o engajamento online precisarão ser redefinidas para que possam também ser implementadas à audiência ao vivo. Assim smartphones e aplicativos vão servir para conectar o público ao vivo e o virtual, garantindo que ambos possam interagir com o conteúdo do evento.

Mediador gravando evento híbrido

Discursos ao vivo.

Embora ainda alguns eventos híbridos possam manter palestras e discursos remotos, se o mercado de eventos optar por seguir o modelo de programa de TV, os palestrantes irão se apresentar ao vivo. Dessa forma, é possível atender as pessoas que não poderão estar fisicamente presentes mas que ainda querem participar do evento e ver a interação entre os apresentadores e convidados.

Os moderadores do evento serão essenciais.

Uma das maiores limitações dos eventos ao vivo é dar voz ao público online. Por isso é muito importante que o evento possa contar com moderadores capazes de envolver e engajar ambas audiências. Sabemos que o público online será mais numeroso e por isso precisa ser contemplado de acordo. Afinal é fundamental ter alguém que possa dar voz e representar os comentários e interações feitos através das mídias sociais.

O futuro dos eventos é promissor

mediador-eventos-hibridos

Profissionais de eventos apostam que o futuro do mercado pós pandemia será híbrido. Não há uma certeza quanto a aparência e visual dessa modalidade nova ainda. Mas a tecnologia irá guiar e desenhar como serão as experiências online e ao vivo daqui para frente. Por isso continua sendo fundamental obter experiência sobre o funcionamento dos eventos virtuais, pois isso vai ser uma vantagem lá na frente.

Em um clima de incerteza temos que nos concentrar em coisas que conseguimos controlar. Então podemos controlar nosso conhecimento de plataformas virtuais e nosso domínio de ferramentas de interação. Nesse sentido, teremos uma carta na manga quando os eventos presenciais começarem a voltar e tivermos que fundir esses dois modelos.

Mas uma coisa é certa, temos um futuro promissor sendo desenhado à nossa frente.

assinatura de artigo para blog da Marcia Vignotto